segunda-feira, 21 de março de 2011

Entrevista

Seminário 4
PROJETO DE TRABALHO SOBRE ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Entrevista realizada com a merendeira, funcionária da Escola Municipal Lucy Campelo, situada na cidade de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro.
Nome da entrevistada: Denise Figueiredo.
Há quanto tempo trabalha na rede de educação do município?
10 anos. 
De onde vem a merenda escolar que chega a escola?
Toda a merenda é fornecida pela prefeitura, que a partir de uma licitação, promove uma empresa na qual fica responsável pela distribuição dos alimentos para toda a rede de ensino municipal.
É comum acontecer falhas na entrega e às vezes falta da merenda escolar?
Não. Pelo menos nos colégios nos quais trabalhei falhas às vezes ocorreram, como atraso, por exemplo, mais nunca ocorreu a falta de merenda.
Como é decidido o cardápio que será oferecido às crianças?
Existem profissionais da área de nutrição que ficam responsáveis em elaborar uma dieta saudável e balanceada. Estes cardápios chegam até as escolas que ficam com o dever de utilizar, de maneira autônoma aqueles alimentos indicados pelos nutricionistas, durante a refeição da semana.
Que alimentos são esses?
São os principais alimentos básicos a nossa saúde, o famoso arroz com feijão, macarrão, carnes, legumes e frutas. A ordem que vem da secretaria de educação é que as crianças comam feijão pelo menos 3 vezes por semana, todos os dias tem frutas variadas na sobremesa, e todas as refeições são acompanhadas de sucos.
Quantas refeições as crianças fazem na escola?
Cada turno faz duas refeições diárias, de manhã tem o desjejum e o almoço. No turno da tarde são o almoço e o lanche da tarde.
Você percebe que as crianças gostam da merenda oferecida e se alimentam bem na escola?
Sim. Mais é claro que há preferências e alguma antipatia por certos alimentos que a elas são oferecidos como, feijão com macarrão, é o que eles mais gostam, mais ao poucos vão se acostumando a comer também a alface e a couve que nunca foram os favoritos.
Considerações finais: Podemos observar a partir do relato desta funcionária da educação que as crianças as quais tem maior dificuldade na hora de se alimentar é porque nunca foram devidamente apresentadas a esses alimentos que para elas são novidade, muitas vezes isso ocorre quando os pais não possuem condições financeiras para comprar todos os alimentos necessários para se ter uma alimentação adequada, ou como acontece na maioria das vezes, são eles próprios que não fazem questão alguma de ter, e proporcionar uma alimentação saudável para suas famílias. Ou seja, acreditamos que seja indispensável o exemplo de uma boa alimentação para que as crianças se tornem adultos com hábitos de alimentação mais saudáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário