quinta-feira, 24 de março de 2011

Dicas de como lidar com crianças que não se alimentam direito



Crianças brasileiras se alimentam mal em casa


NOTÍCIAS PAIS & FILHOS

Crianças brasileiras se alimentam mal em casa
por  equipe Pais&FIlhos 23 de setembro, 2008
Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acompanhou 3 mil crianças brasileiras por oito meses para avaliar seus hábitos alimentares. E o resultado mostra que nossos pequenos não têm se alimentado muito bem: mais de 27% das crianças apresentam excesso de peso e 11% são obesas.

De acordo com o estudo, o grande problema não está nas escolas, mas nas refeições consumidas dentro de casa. Para se ter uma idéia, tanto as escolas públicas como as particulares oferecem uma alimentação balanceada para seus alunos. Mas o que falta são justamente os nutrientes que a gente só consegue nas principais refeições, que geralmente são feitas em casa.

Constatou-se, por exemplo, que além de a ingestão de fibras, vitaminas e ferro ser insuficiente, o consumo de colesterol e gordura trans está acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Para completar, frutas, verduras, legumes e leite estão sendo pouco consumidos, enquanto doces, gorduras e sal são ingeridos em excesso.

http://www.revistapaisefilhos.com.br/htdocs/index.php?id_pg=99&id_txt=1941

segunda-feira, 21 de março de 2011

Desenvolvimento Intelectual

O desenvolvimento intelectual das crianças e a manutenção das faculdades mentais do adulto dependem em muito de uma alimentação saudável. Segundo os dados recolhidos, um em cada dez portugueses tem falta de nutrientes essenciais a um bom desenvolvimento, não só físico como intelectual.

fonte: http://alimentacaolda.blogspot.com/2008/11/desenvolvimento-intelectual.html www.oribeiradepera.
: www.oribeiradepera.pt pt

Entrevista

Seminário 4
PROJETO DE TRABALHO SOBRE ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Entrevista realizada com a merendeira, funcionária da Escola Municipal Lucy Campelo, situada na cidade de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro.
Nome da entrevistada: Denise Figueiredo.
Há quanto tempo trabalha na rede de educação do município?
10 anos. 
De onde vem a merenda escolar que chega a escola?
Toda a merenda é fornecida pela prefeitura, que a partir de uma licitação, promove uma empresa na qual fica responsável pela distribuição dos alimentos para toda a rede de ensino municipal.
É comum acontecer falhas na entrega e às vezes falta da merenda escolar?
Não. Pelo menos nos colégios nos quais trabalhei falhas às vezes ocorreram, como atraso, por exemplo, mais nunca ocorreu a falta de merenda.
Como é decidido o cardápio que será oferecido às crianças?
Existem profissionais da área de nutrição que ficam responsáveis em elaborar uma dieta saudável e balanceada. Estes cardápios chegam até as escolas que ficam com o dever de utilizar, de maneira autônoma aqueles alimentos indicados pelos nutricionistas, durante a refeição da semana.
Que alimentos são esses?
São os principais alimentos básicos a nossa saúde, o famoso arroz com feijão, macarrão, carnes, legumes e frutas. A ordem que vem da secretaria de educação é que as crianças comam feijão pelo menos 3 vezes por semana, todos os dias tem frutas variadas na sobremesa, e todas as refeições são acompanhadas de sucos.
Quantas refeições as crianças fazem na escola?
Cada turno faz duas refeições diárias, de manhã tem o desjejum e o almoço. No turno da tarde são o almoço e o lanche da tarde.
Você percebe que as crianças gostam da merenda oferecida e se alimentam bem na escola?
Sim. Mais é claro que há preferências e alguma antipatia por certos alimentos que a elas são oferecidos como, feijão com macarrão, é o que eles mais gostam, mais ao poucos vão se acostumando a comer também a alface e a couve que nunca foram os favoritos.
Considerações finais: Podemos observar a partir do relato desta funcionária da educação que as crianças as quais tem maior dificuldade na hora de se alimentar é porque nunca foram devidamente apresentadas a esses alimentos que para elas são novidade, muitas vezes isso ocorre quando os pais não possuem condições financeiras para comprar todos os alimentos necessários para se ter uma alimentação adequada, ou como acontece na maioria das vezes, são eles próprios que não fazem questão alguma de ter, e proporcionar uma alimentação saudável para suas famílias. Ou seja, acreditamos que seja indispensável o exemplo de uma boa alimentação para que as crianças se tornem adultos com hábitos de alimentação mais saudáveis.


Alimentação Infantil Brasileira

A alimentação é um dos alicerces fundamentais para o pleno desenvolvimento físico e mental de todas as crianças. A criança começa a desenvolver a sua aprendizagem desde o momento do seu nascimento, sendo assim, deve ser incluído nesse processo o aprender a comer corretamente de modo benéfico e agradável.

A criança ainda não possui maturidade suficiente para entender e escolher quais alimentos devem ser ingeridos no seu dia a dia. Cabe aos pais, responsáveis e a nós como professores, ajudá-la a fazer as escolhas certas, conversando e explicando porque tal alimento deve ser ingerido e outro não. Quais prejuízos a alimentação incorreta vai acarretar para a sua saúde e o quanto uma alimentação mais natural irá favorecê-la.

Existem aspectos a serem observados quando falamos de alimentação saudável em se tratando do país no qual vivemos. O Brasil é um continente de contradições. Enquanto milhares de pessoas morrem de fome, uma porcentagem enorme da nossa produção de alimentos, é jogada no lixo. O desperdício de alimentos, principalmente nos grandes centros, gera a fome de muitas pessoas em outras partes do país. Vivemos em um país de desperdício incalculável e inaceitável diante dos fatos que presenciamos cotidianamente do nosso povo já tão carente de tudo.

Existe ainda outro descalabro da nossa sociedade. Enquanto muitas das nossas crianças morrem por desnutrição, outras estão ficando cada vez mais obesas. Constatamos a total desarmonia nutricional existente em nosso país.

A obesidade infantil brasileira caminha a passos largos, as nossas crianças estão adquirindo muito cedo hábitos alimentares impróprios para a sua saúde e desenvolvimento, aliados ao ócio cada vez maior diante da tv e principalmente do computador. O comportamento infantil mudou com o passar do tempo com o advento nas novas tecnologias e os produtos industrializados. Se em décadas passadas as crianças brincavam na rua exercitando corpo e mente com brincadeiras coletivas como amarelinha, pique-esconde, queimada, carrinho de rolimã, hoje elas estão cada vez mais enclausuradas dentro dos seus apartamentos, inertes, ingerindo sem parar alimentos ricos em gorduras e açúcares. Isso tem afetado até mesmo o convívio social das crianças, pois estão cada vez mais isoladas, comunicando-se com os seus amigos através das redes sociais da internet.

A criança passa grande parte do seu tempo na escola, e cabe a ela a sua parcela de contribuição, juntamente com a família, no que diz respeito a orientação que leve a uma alimentação adequada.

A merenda escolar por muitas vezes, se constitui na única alimentação diária da criança. Pensando nisso, existem alguns programas governamentais como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), onde são determinas as regras de como a verba destinada para esse fim será administrada, garantindo assim pelo menos uma alimentação digna aos alunos das escolas públicas brasileiras.



Referências Bibliográficas:

http://www.sesc-sc.com.br/saude/?c=projeto&p=128, acesso em 17/03/2011

http://www.obesidadeinfantil.org/obesidade-infantil/alimentacao-infantil/, acesso em 18/03/2011

http://www.educacional.com.br/reportagens/obesidade/default.asp, acesso em 18/03/2011

http://www.portaltransparencia.gov.br/aprendaMais/documentos/curso_PNAE.pdf, acesso em 19/03/2011



sexta-feira, 18 de março de 2011

Nutrição Einstein - Alimentação Infantil


Você sabe escolher adequadamente a alimentação do seu filho? 

A nutricionista Patrícia Modesto dá dicas práticas de como despertar o interesse dos pequenos pelas refeições saudáveis.

Monte o cardápio de lanches ideal para seu filho

PREPARE A LANCHEIRA PARA A SEMANA INTEIRA

Use o aplicativo encontrado no link http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?id=1027293 , monte e imprima um cardápio semanal com lanches saudáveis para os pequenos

quarta-feira, 16 de março de 2011

Veja dicas para montar uma merenda escolar saudável


Boa alimentação ajuda no aprendizado da criança.
Hábitos saudáveis devem começar em casa, diz nutricionista.
Do G1 MG
Nas escolas as crianças têm um momento de parar as atividades e repor as energias, e uma alimentação saudável é fundamental. Os vilões da merenda estão sempre por perto. Corantes, açúcares e gordura saturada não ajudam no desenvolvimento infantil. Mas evitar estas guloseimas é um hábito que vem de casa.
A alimentação saudável é muito importante porque ajuda na concentração e desenvolvimento da memória da criança. Ajuda também a evitar fadiga durante o dia diante das atividades, inclusive de esportes, que a escola oferece. "É uma fase de intenso desenvolvimento celular", destaca a nutricionista Caroline Lameirinhas. "A criança está em profundo desenvolvimento, e se não se tratar agora de nutrir este corpo de vitaminas e sais minerais, o corpo vai cobrar isto pelo resto da vida."

saiba mais

Em Juiz de Fora, por exemplo, Samuel, de 6 anos, leva leite fermentado, suco de soja e melancia. Já o lanche do Cauã, de 2 anos, tem pão integral, goiaba e iogurte. Já a Maria Eduarda tem suco de soja, torrada com requeijão, iogurte e banana.
Daniela Almeida monta todo dia um lanche diferente para o filho Bernardo, para que ele não enjoe do cardápío e perca de vez o encanto pelas comidas de lanchonete.A preferência é por alimentos saudáveis e práticos "Suco de fruta para ele ingerir a fruta e ter tempo de brincar porque o intervalo é rápido", diz a mãe. "Minha mãe não me deixa levar salgadinho para a escola", afirma o filho.
Não adianta impor uma alimentação saudável ao filho se o próprio pai não come o que está oferecendo"
Caroline Lameirinhas, nutricionista

A nutricionista lembra que um bom hábito alimentar tem que começar em casa. "Não adianta impor uma alimentação saudável ao filho se o próprio pai não come o que está oferecendo", diz a nutricionista.
A especialista aconselha aos pais a separar um horário no domingo para preparar com os filhos o lanche da semana, como sanduíches com queijo, patê ou peito de peru que podem ficar armazenados na geladeira para os dias da semana. Sucos de caixinha e frutas complementam a refeição escolar. Sucos de frutas como manga e pêssego podem ser preparados com antecedência. "Os cítricos, como laranja e limão, oxidam muito rápido, precisam ser feitos na hora", recomenda.
Se a merenda voltar para casa sem ter sido consumida pela criança, os pais devem procurar testar o paladar infantil. "É bom todo dia colocar um pedacinho daquele alimento de forma isolada para ela sentir o sabor e com isso ela comece a gostar", explica Caroline. Dar um pedacinho de cenoura todo dia durante uma semana, depois fazer o mesmo com alface, são conselhos da nutricionista que ajudam a aprimorar o paladar dos filhos.
A nutricionista aconselha os pais a forçarem os filhos a comer comida saudável. "Se você trocar o almoço por um lanche muito incrementado, ela vai querer trocar todo dia."
 
O Café-da-Manhã é importantíssimo. Saiba mais e ajude seus filhos.
Site pesquisado: